No Te Va Gustar é uma banda de rock uruguaia, integrada por Emiliano Brancciari (voz e guitarra), Mateo Moreno baixo e coros, Pablo Abdala (bateria), Gonzalo Castex (percussão), Martin Gíl trompeta e coros, Denis Ramos (trompete), Mauricio Ortiz (saxo tenor) e Marcel Curuchet (teclados).

Canção No más a mi lado

Entrada de Eduardo Galeano:

“Hay criminales que proclaman, tan campantes, la maté porque era mía, así nomás, como si fuera cosa de sentido común, y justo,  toda justicia, el derecho de propiedad privada que hace al hombre dueno de la mujer. Pero, ninguno, ninguno, ni el más macho de los super machos tiene la valentía de confesar: la maté por miedo. Porque, al fin y al cabo, el miedo de la mujer a la violencia del hombre es el espejo del miedo del hombre a la mujer sin miedo…”

“Há criminais que proclamam, livremente, que a matei porque era minha, assim, como se fosse uma questão de bom senso, justo, toda justiça, o direito de propriedade privada faz que o homem seja o dono da mulher. Mas, nenhum, nenhum, nem o mais macho dos super machos,  tem a valentia de confessar: “A matei por medo”. Porque, afinal de contas, o medo da mulher à violência do homem é o espelho do medo do homem da mulher sem medo…”

La golpeo, puso un fierro en su pecho, Bateu nela, pôs uma arma no seu peito,
Mato la esperanza de un hecho, Matou a esperança de um jeito… inventou
Invento un futuro deshecho um futuro desfeito
Salió así su bravura cobarde infernal Saiu assim sua coragem covarde infernal
Tristemente aceptada, normal Tristemente aceita, normal
Hizo de eso un defecto género movimiento Fez disso um defeito gênero movimento
Violento en su ser Violento em seu ser
Nunca más pudo ella volver Nunca mais pôde ela voltar
Fue el silencio en esencia Foi um silêncio em essência
El valor y el amor, los dos juntos pudieron ganar O valor e o amor que os dois juntos puderam ganhar
Chau adiós agresor Chau adeus agressor
Y voló, siempre al viento le toca un adiós E vôou, sempre o vento que vive um adeus
Hay tormentas que quedan, que están Há tormentas que ficam, que estão
En la arena no vive Na areia não vive
Pero puso su amor a la vida, a ella misma, al dolor Mas pôs o seu amor à vida, à ela mesma, à dor
El problema tiene solución O problema tem solução
Es que a gritos lo pide É que gritando ela pede
El valor y el amor, los dos juntos pudieron ganar O valor e o amor que os dois juntos puderam ganhar
Chau adiós agresor Chau adeus agressor
Puso un fierro en su pecho, pôs uma arma no seu peito,
Mato la esperanza de un hecho, Matou a esperança de um jeito… inventou
Invento un futuro deshecho um futuro desfeito

Tradução Aline Fagundes. Nov 2013

Breve Resenha Artista

A primeira formação de No Te Va Gustar (NTVG) remonta ao ano de 1994, quando a maioria de seus integrantes tinha cerca de 16 anos. Originalmente um trio de baixo, guitarra e bateria, entre 1996 e 1997 o som da banda evolui e se expande. Com a ampliação da percussão e a chegada de novos ritmos (reggae, candombe, salsa, ska, murga (uruguaia), as raízes roqueiras originais se vêem enriquecidas e coloridas, sem perder seu predomínio.

Em 1998, já com um som formado e com um público atraído pela proposta renovadora do NTVG, o grupo obtem o primeiro lugar nos dois concursos destinados a bandas novas que se realizam esse ano: o III Festival da Canção de Montevidéu, e o concurso organizado pela “Comisión de la Juventud de la Intendencia Municipal” de Montevidéu. Durante 1999 a premiada banda continua recorrendo a maior parte dos cenários montevideanos, incluindo um tour por várias faculdades entre março e maio.

No início de julho NTVG inicia a gravação de seu primeiro álbum, “Sólo de noche”, editou-se em dezembro de 1999, de forma totalmente independente. Durante o verão de 2000 a banda realizou um extenso tour pela costa oeste do Uruguai, incluindo Punta del Diablo, Valizas, Cabo Polonio, La Pedrera, La Paloma, Atlántida, El Pinar e Solymar. Em abril de 2000 NTVG apresentou oficialmente “Sólo de noche” na Sala Zitarrosa de Montevidéu, com lotação esgotada.

Logo depois da presentação de seu disco, o grupo continuou um tour que se estendeu até 2001 e que os levou a percorrer boa parte do interior do país, a encher os principais cenários montevideanos e a tocar com artistas estrangeiros que visitavam o país como Paralamas, Los Pericos e La Renga. Ao mesmo tiempo, a banda realizou suas primeiras apresentações em Buenos Aires.

Durante a primeira metade de 2002, NTVG se concentra no trabalho de produção e gravação de seu novo álbum. Para isso eles viajam a Santiago de Chile, e com a produção artística de Mariano Pavez gravam “Este Fuerte Viento Que Sopla” (Warner Chile/Bizarro Récords). O disco foi apresentado em 12 de outubro de este ano em um Teatro de Verano repleto, dando início a um novo tour nacional da banda.

A partir deste momento a banda, já consolidada como um dos principais referentes do rock uruguaio, inicia uma agenda muito intensa de shows e alcançando o Disco de Ouro em menos de seis meses do lançamento de “Este Fuerte Viento que Sopla”.

2004 començou para o grupo com um tour pela costa argentina, compartindo cenários com La Zurda e com uma das bandas mais fortes do momento na vizinha do Rio da Prata, a Bersuit. Intensificam suas visitas a Argentina, tendo cada vez uma maior resposta do público. Se apresentam em La Plata, e numa quantidade de bairros bonaerenses (Moron, Ramos Mejia, Lomas de Zamora, San Telmo).

Entre 15 de agosto e 20 de setembro é gravado o terceiro disco no Del Cielito Records (estúdio-propriedade de Bersuit).

Independentemente de tudo isto, durante 2004, continuaram recorrendo ao interior do país apresentando-se en Rivera, Salto, Tacuarembó, Mercedes, Sarandí Grande, Canelones, Tala, Pando, Rosario, Florida, Treinta y Tres, Melo, Rocha, San José, Paysandú, Migues.

Em 5 de março apresentam em Montevidéu seu terceiro disco “Aunque cueste ver el sol” adiante de mais de 10.000 pessoas. Este show foi registrado para sua futura edição em DVD a fins de novembro de 2005.

No final de março “Aunque cueste ver el sol” é editado simultaneamente na Argentina, Espanha, Alemanha, Suíça e Áustria. Consequentemente a princípios de maio embarcam em seu primeiro tour europeu apresentando-se em mas de 40 cidades como por exemplo Munique, Hamburgo, Bremen, Berlim, Viena, Berna, Basileia, Lucerna, Barcelona e Madrid, entre outras.

Anuncios

Comenta aquí / Deixe seu comentário

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s