Português

Legião Urbana foi uma banda brasileira de rock surgida em Brasília ativa entre 1982 e 1996. Ao todo, lançaram dezesseis álbuns, somando mais de 20 milhões de discos vendidos . Ainda hoje, é o terceiro grupo musical da gravadora EMI que mais vende discos de catálogo em todo o mundo, com uma média de 250 mil cópias por ano. O fim do grupo foi marcado pelo falecimento de seu líder e vocalista, Renato Russo, em 11 de outubro de 1996. A banda é uma das recordistas de vendas de discos no Brasil incluído premiações da ABPD com dois Discos de Diamante pelos álbuns Que País É Este de 1987 e Acústico MTV de 1999. A banda faz parte do chamado quarteto sagrado do rock brasileiro, juntamente com o Barão Vermelho, Titãs e Paralamas do Sucesso.

Espanol

Legião Urbana fue una banda brasilera de rock que surgió en Brasília y permaneció activa entre 1982 y 1996. Em total, lanzaron 16 álbunes, sumando más de 20 millones de discos vendidos .

Todavía hoy, es el tercer grupo musical en ventas de la grabadora Emi que más discos de catálogo vende em todo el mundo, con una media de 250 mil copias por ano. El fin del grupo estuvo marcado por la muerte de su lider y vocalista,  Renato Russo, el 11 de octubre de 1996.

La banda es una de las recordistas de ventas en Brasil, y ganó inclusive  premiaciones da ABPD, discos de diamante, por los álbunes Que País É Este de 1987 y Acústico MTV de 1999. La banda está entre el llamado quarteto quarteto sagrado del rock brasilero, en conjunto con las bandas Barão Vermelho, Titãs y Paralamas do Sucesso.

Canção Tempo Perdido

Todos os dias, quando acordo 
Todos los días cuando me despierto
Não tenho mais o tempo que passou 
No tengo más el tiempo que pasó
Mas tenho muito tempo 
Pero tengo mucho tiempo
Temos todo o tempo do mundo 
Tenemos todo el tiempo del mundo
Todos os dias, antes de dormir 
Todos los días, antes de dormir
Lembro e esqueço como foi o dia 
Recuerdo y olvido como ha sido el día
Sempre em frente 
Siempre hacia adelante
Não temos tempo a perder 
No tenemos tiempo que perder
Nosso suor sagrado 
Nuestro sudor es sagrado
É bem mais belo que esse sangue amargo 
Y mucho más bello que esa sangre amarga
E tão sério 
Y tan serio
E selvagem 
Y salvaje
Selvagem 
Salvaje
Selvagem… 
Salvaje
Veja o sol dessa manhã tão cinza 
Mira el sol en esta manana tan gris
A tempestade que chega 
La tempestad que llega
É da cor dos seus olhos 
Es del color de tus ojos
Castanhos 
Marrones
Então me abraça forte e… 
Entonces abrázame fuerte
Me diz mais uma vez 
Y dime una vez más
Que já estamos distantes de tudo 
Que ya estamos distantes de todo
Temos nosso próprio tempo 
Tenemos nuestro propio tiempo
Temos nosso próprio tempo 
Tenemos nuestro propio tiempo
Temos nosso próprio tempo 
Tenemos nuestro propio tiempo
Não tenho medo do escuro 
No tengo miedo de la oscuridad
Mas deixe 
Pero déjame
As luzes acesas 
Las luces prendidas
Agora 
Ahora
O que foi escondido 
Lo que se ha escondido
É o que se escondeu 
Es lo que se escondió
E o que foi prometido 
Y lo que ha sido prometido
Ninguém prometeu 
Nadie lo prometió
Nem foi tempo perdido 
Tampoco fue tiempo perdido
Somos tão jovens 
Somos tan jóvenes
Tão Jovens 
Tan jóvenes
Tão jovens…
Tan jóvenes

Traducción Aline Fagundes. Feb2014

Breve resenha artista

Português

A banda foi formada em agosto de 1982 poucos meses após uma discussão de Renato Russo com sua antiga banda, Aborto Elétrico, devido a uma briga com o integrante Fê Lemos (bateria) na música “Veraneio Vascaína” (na ocasião, Renato havia errado a letra e levou uma baquetada em pleno show). Com o fim da banda, Fê Lemos e seu irmão, Flávio Lemos (contrabaixo), reúnem-se com Dinho Ouro Preto e formam o Capital Inicial. Para compor, Renato Russo se inspirava em bandas como Sex Pistols, The Beatles, Ramones, Gang of Four, The Smiths, The Cure, Talking Heads e Joy Division e no filósofo Jean-Jacques Rousseau (daí a inspiração para o nome artístico)

As Quatro Estações (1989)

O álbum As Quatro Estações de 1989, é considerado por fãs o melhor e mais inspirado trabalho do grupo, e inclusive pelo próprio Renato Russo. O disco possui o maior número de hits: são onze canções das quais pelo menos nove foram tocadas incessantemente nas rádios brasileiras.É o álbum mais vendido da Legião, com mais de 1,7 milhão de cópias, considerado a obra mais “religiosa” da banda. A obra de Renato Russo e, por consequência, da Legião Urbana circulava pelas fronteiras entre a ética pública e a ética privada, como definiu Arthur Dapieve no livro “Renato Russo, o Trovador Solitário”. Seja na condução do país, da coisa pública, dos meios de comunicação ou na sinceridade e respeito aos sentimentos individuais, era preciso disciplina, compaixão, bondade e coragem. Neste disco, essas esferas da vida de todo cidadão eram rediscutidas. Juntando Camões com a filosofia de textos bíblicos e budistas, a poesia de Renato chegava ao auge da forma e se tornava ainda mais precisa sobre os problemas do seu tempo. Do desgaste das relações familiares à Aids, da intolerância e dos preconceitos sexistas ao amor romântico idealizado e inatingível, a Legião Urbana encerrava os anos 80 traçando o panorama daqueles tempos e jogando luzes de esperança para dias tão sombrios.

O baixista Renato Rocha tocou com o trio nos três primeiros álbuns e chegou a gravar o baixo de algumas faixas do álbum, porém deixou o grupo devido a desentendimentos com os outros membros. As linhas de baixo originalmente gravadas por Rocha foram regravadas por Dado e Renato, que se revezaram nos baixos e guitarras. Músicas muito conhecidas, como “Pais e Filhos” e “Monte Castelo” fizeram parte deste álbum.

Fim da banda

O último concerto da Legião Urbana aconteceu em 14 de janeiro de 1995, na casa de apresentações “Reggae Night” em Santos, litoral do estado de São Paulo. No mesmo ano, todos os discos de estúdio da banda até 1993 foram remasterizados no lendário estúdio britânico Abbey Road Studios, em Londres, famoso por vários discos dos Beatles; e lançados em uma lata, intitulada “Por Enquanto 1984-1995”. A lata também incluía um pequeno livro, com um texto escrito pelo antropólogo Hermano Vianna, irmão do músico Herbert Vianna. A Tempestade ou O Livro dos Dias, lançado em 20 de setembro de 1996 , foi o último da banda com o Renato Russo vivo. Além disso, o álbum possui densas músicas, alternando o rock clássico de “Natália” e “Dezesseis”, ao lirismo de “L’Aventura”, “A Via Láctea”, “Leila”, “1º de Julho” e “O Livro dos Dias” e ao classicismo de “Longe do Meu Lado”. As letras, em geral, abordam temas como solidão, passado, amor, depressão, homossexualidade, AIDS, intolerância e injustiças, sendo um disco “melodramático” e de alma triste.

Algumas canções do disco sugerem uma despedida antecipada, como diz o trecho “e quando eu for embora, não, não chore por mim”, da canção “Música Ambiente”. As fotos do encarte foram tiradas próximas à época do lançamento, exceto a de Renato, que foi aproveitada da sessão de fotos do seu álbum solo Equilíbrio Distante de 1995, já que o cantor, um pouco debilitado, se recusou a fotografar para o disco. O álbum A Tempestade foi lançado inicialmente na época como um clássico livrinho com capa de papelão e anos depois relançado como álbum comum (caixa de plástico). A foto do guitarrista Dado é diferente entre as duas versões. Com exceção de “A Via Láctea”, as demais faixas do álbum possuem apenas a voz guia de Renato, que não quis gravar as vozes definitivas. Também não foram incluídas as frases “Urbana Legio Omnia Vincit” e “Ouça no Volume Máximo”, presentes nos discos do grupo. Em seu lugar, uma frase do escritor modernista brasileiro Oswald de Andrade: “O Brasil é uma República Federativa cheia de árvores e gente dizendo adeus”. O fim oficial da banda aconteceu em 22 de outubro de 1996, onze dias após a morte do mentor, líder e fundador da banda. Renato Russo faleceu 21 dias após o lançamento de A Tempestade, no dia 11 de Outubro de 1996. Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá seguiram suas carreiras e lançaram discos solo nos anos seguintes

Espanol

Formada en agosto de 1982, pocos meses después de un desentendimiento entre Renato Russo y su antigua banda, Aborto Elétrico, después de una pelea con uno de los integrantes, Fê Lemos (bateria), sobre una canción llamada “Veraneio Vascaína” (en ese momento Renato se había equivocado con la letra y se llevó una bronca durante el show). Luego del fin de la banda, Fê Lemos y su hermano, Flávio Lemos (contrabajo), se reunieron con Dinho Ouro Preto y armaron la banda Capital Inicial.

Para componer, Renato Russo se inspiraba en bandas como Sex Pistols, The Beatles, Ramones, Gang of Four, The Smiths, The Cure, Talking Heads y Joy Division así como en el filósofo Jean-Jacques Rousseau (de donde proviene su nombre artístico. Russo)

As Quatro Estações (1989)

El álbun As Quatro Estações de 1989, es considerado por sus fans como el mejor y más inspirado trabajo del grupo, así como por el propio Renato Russo. El disco posee el mayor números de hits: son once canciones de las cuales por lo menos nueve fueron tocadas sin parar en las radios brasileras. Es también el álbun más vendido de la banda, con más 1,7 millones de copias, considerado la obra más “religiosa” de Legiao. La obra de Renato Russo y, consecuentemente de  Legião Urbana circulaba entre las fronteras de la ética pública y la ética privada, como definió Arthur Dapieve  en su libro  “Renato Russo, o Trovador Solitário”. Ya fuera en la conducción del país, la cuestión pública, de los medios de comunicación, o en la sinceridad y respeto por los sentimientos  individuales, era necesarias disciplina, compasión, bondad y coraje. En este disco, estas esferas de la vida de todo y cada ciudadano eran discutidas. Además de Camões con su filosofia de textos bíblicos y budistas, la poesia de Renato llegaba al apogeo de la forma, convirtiéndose en aún más precisa en cuanto a los problemas de su tiempo. Del deterioro de las relaciones familiares hasta el Sida, de la intolerancia e de los preconceptos sexistas al amor romántico idealizado e inalcanzable, el grupo Legião Urbana enmarcaba los anos anos 80, al trazar el panorama de esos tiempos y tirar luces de esperanza en días tan sombríos.

El bajo Renato Rocha tocó con el trio en los tres primeros albunes y llegó a grabar el bajo de algunas canciones del álbun, sin embargo  dejó al grupo gracias al desentendimiento con los demás miembros. Las líneas del bajo originalmente grabadas por Rocha fueron regrabadas por Dado y Renato, que se alternaron entre el bajo y las guitarras. Canciones super conocidas, como “Pais e Filhos” y “Monte Castelo” estaban contenidas en este álbun.

Fim de la banda

El último recital de Legião Urbana ocurrió el 14 de enero de 1995, en la casa de shows “Reggae Night” en Santos, litoral del estado de São Paulo. En ese mismo ano, todos los discos de estudio del grupo hasta 1993 fueron remasterizados en el leyendario estudio británico Abbey Road Studios, en Londres, famoso por los diversos discos de los Beatles; y luego lanzados en un paquete entitulado  “Por Enquanto 1984-1995”. El combo también incluia un pequeno libro, con un texto escrito por el antropólogo Hermano Vianna, hermano del músico Herbert Vianna. “A Tempestade” o “O Livro dos Dias”, lanzado el 20 de septiembre de 1996 , fue el último de la banda con Renato Russo vivo. Además, el álbun posee canciones bien densas, alternando entre el rock clásico de “Natália” y “Dezesseis”, al lirismo de “L’Aventura”, “A Via Láctea”, “Leila”, “1º de Julho” y “O Livro dos Dias” y al clasismo de “Longe do Meu Lado”. Las letras, en general, tratan de temas como la soledad, pasado, amor, depresión, homosexualidad, Sida, intolerancia, e injusticias, siendo un disco dramático, de alma triste.

Algunas de las canciones del disco sugieren una despedida anticipada, como indica el trozo  “e quando eu for embora, não, não chore por mim”, de la canción “Música Ambiente”. Las fotos del flyer fueron sacadas cerca de la época de lanzamiento, excepto las de Renato, ya que se aprovecharon las fotos sacadas para su álbun solo Equilíbrio Distante de 1995, dado que el cantante, un poco débil, se rehusó a dejarse fotografiar para el disco. El álbun “A Tempestade” se lanzó inicialmente como um clásico, con portada de cartón, y algunos anos después fue relanzado como álbun común (estuche de plástico). La foto del guitarrista Dado es diferente en esas dos versiones. Salvo la de  “A Via Láctea”, las demás canciones del álbun poseen apenas la voz guia de Renato, que no quiso grabar voces definitivas. Tampoco fueron incluidas las frases “Urbana Legio Omnia Vincit” y “Ouça no Volume Máximo”, presentes en los trabajos del grupo. En su lugar, una frase del escritor modernista brasilero Oswald de Andrade: “O Brasil é uma República Federativa cheia de árvores e gente dizendo adeus”.

El fin oficial de la banda sucedió el 22 de octubre de 1996, tras once dias de la muerte de su mentos, líder y fundador. Renato Russo fallecio 21 dias luego del lanzamiento de “A Tempestade”, en el 11 de Octubre de 1996. Dado Villa-Lobos y Marcelo Bonfá continuaron con sus carreras musicales ylanzaron discos solo en los anos sucesivos

Anuncios

5 comentarios sobre “Canção “Tempo Perdido”. “Tiempo Perdido”. Artistas Legião Urbana

    1. Hola!! QUé bueno que te ha gustado! Legiao Urbana marcó la juventud de los 80 y 90 de Brasil. Tienen letras reivindicativas, muy potentes. Abrazo y gracias por tu visita! 🙂

      Me gusta

    1. Oi Mariel! Bom, como dizem os espanhóis, para los gustos los colores! Ou seja, se vc nao gosta do Legião, a gente entende 😉

      Me gusta

Comenta aquí / Deixe seu comentário

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s